A Prefeitura de Saquarema comemorou, nessa segunda-feira, 3 de novembro, o reconhecimento, junto ao Ministério do Turismo (Mtur), através da aprovação do projeto “Turismo Rural e Quintais Produtivos” no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável.
Criada em parceria entre o Mtur e o Departamento de Turismo (Detur), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a iniciativa visa mapear e valorizar boas práticas de turismo sustentável em todo o país.
“O objetivo principal é mapear roteiros, experiências e destinos de todas as regiões do Brasil que se destaquem por iniciativas exemplares de turismo responsável”, explicou a prefeitura.
Fruto de ação conjunta entre as secretarias de Esporte, Lazer e Turismo, e de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o projeto “Turismo Rural e Quintais Produtivos” fez parte de uma lista de 210 iniciativas aprovadas em 6 categorias.
Segundo o município, a ideia é valorizar o modo de vida rural da cidade e incentivar o aproveitamento produtivo dos quintais, fortalecendo a economia local e promovendo a integração entre turismo, agricultura familiar e sustentabilidade.
“Pela 1ª vez, Saquarema é reconhecida nacionalmente também pelo turismo rural. É uma vitória coletiva que amplia os segmentos turísticos da cidade, somando-se aos já consolidados turismo esportivo, sol e praia, e turismo religioso”, celebrou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá (SOLIDARIEDADE).
Diretora de Turismo do município e responsável pela elaboração do projeto, Daniele Mazzeo reforçou o impacto positivo da iniciativa aprovada pelo Mtur, do governo federal, especialmente na valorização da cultura da cidade.
“O reconhecimento pelo Ministério do Turismo mostra que Saquarema está no caminho certo, unindo o desenvolvimento econômico com o meio ambiente e a valorização das comunidades e seus produtos locais”, pontuou Daniele Mazzeo.
De acordo com a prefeitura, o projeto contou ainda com a colaboração do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães, que destacou o papel dos produtores rurais na construção de um turismo mais humano, sustentável e integrado.
Conforme edital dessa edição 2025, o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável reúne práticas exemplares em 6 categorias, onde 210 projetos foram aprovados, sendo 95 em “Turismo Sustentável”, 35 em “Turismo de Base Comunitária”, 26 em “Etnoturismo”, 9 em “Segurança Turística”, 12 em “Turismo Acessível”, e 33 em “Diversidade e Inclusão”.
“Com o reconhecimento obtido, Saquarema reforça sua posição como destino turístico em expansão, que alia tradição, cultura, meio ambiente e inovação. A cidade segue fortalecendo suas políticas públicas voltadas ao ‘Turismo Sustentável’ e à valorização das comunidades locais, ampliando o leque de experiências oferecidas aos visitantes”, completou a prefeitura.
			




















