A Prefeitura de Maricá realizou uma visita técnica à Orla do Parque Nanci, local que vai sediar a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece entre os dias 5 e 14 de setembro, e homenageará a escritora Conceição Evaristo.
De acordo com o município, a ação contou com representantes de diversas secretarias e órgãos, com objetivo de discutir os últimos ajustes da programação, que terá um espaço destinado à prevenção de desaparecimento de crianças.
O local, que contará com uma tenda da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promete a realização de identificação infantil com pulseiras, contendo o nome e telefone dos responsáveis, visando garantir mais segurança às famílias que visitarem a feira.
Além disso, o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras, revelou que a FLIM contará com reforço do efetivo de guardas municipais, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), e monitoramento em tempo integral pelo Centro Integrado de Operações.
“A FLIM já é um evento tradicional e essa visita demonstra o objetivo de que todas as pastas se ajudem para a realização da festa, o que reflete diretamente na experiência dos frequentadores”, afirmou o coronel Júlio Veras.
Outra novidade da 10ª edição da feira será a ampliação do Espaço Acalmar, coordenado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, que contará com ações de acolhimento não só para crianças, mas também para jovens e adultos que precisem de um ambiente mais tranquilo durante a programação.
“Estamos fazendo essa visita técnica do espaço para garantir que ele seja totalmente acessível”, contou a secretária da pasta, Tatiana Castor.
Além disso, a visita técnica também apresentou novos pontos de convivência do evento, como a praça gastronômica, que ficará em frente ao palco principal, e os novos espaços dedicados à Companhia Maricá Alimentos (Amar) e à FLIMzinha.
Para a edição desse ano, a feira contará ainda com a estreia do Espaço Jovem, um ambiente de debates voltados para a juventude e de apresentações culturais, reforçando ainda mais o tema central do evento, que será “Escrevivências”.
“Estamos há 2 meses nesses preparativos para fazermos esse grande evento. É um trabalho intenso para que tenhamos uma FLIM de grande proporção”, disse a subsecretária institucional de Educação, Sônia Freire.
“A população de Maricá já espera esse momento e agora outras cidades também estão vindo visitar a nossa FLIM, para desenvolverem essa atividade com os alunos dos municípios vizinhos”, completou a subsecretária de Ensino, Vanessa Almeida.