A Prefeitura de Maricá entregou, nessa quinta-feira, 7, a nova Central de Passeios, equipamento que visa o fortalecimento do turismo no município, reunindo roteiros e profissionais do setor para atender aos visitantes da cidade.
O evento foi realizado pela Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, com a presença do gestor da pasta, Zé Alexandre (PT), e do presidente da Empresa de Turismo e Cultura de Maricá, Antônio Grassi.
“Inicialmente, são 10 passeios. A ideia é ampliar o tempo de permanência das pessoas em Maricá. Todos os check-ins de pousadas, hotéis e espaços públicos da cidade terão a oferta dos passeios através da nossa plataforma. O que a gente quer é estruturar o setor, e a prefeitura tem o dever de fazer isso, que é uma orientação do nosso prefeito Washington Quaquá (PT)”, explicou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, Zé Alexandre.
Para o presidente da Empresa de Turismo e Cultura de Maricá, Antônio Grassi, investir nos roteiros valoriza a cultura e a identidade da cidade, permitindo que os visitantes possam conhecer mais sobre a história e as paisagens do município.
“Partimos do princípio que o turismo também é uma atividade cultural. Você leva as pessoas para conhecer o lugar, para conhecer a cultura desse lugar, e a oportunidade de conhecer através de um circuito de passeios em lugares incríveis que têm a ver com a história, com a memória, com a paisagem, com as oportunidades turísticas da cidade. Isso é sensacional”, avaliou Antônio Grassi.
Oferecendo a comercialização de passeios e materiais informativos sobre a cidade, a Central de Passeios fica na Praça do Turismo, ponto estratégico próximo ao Terminal Rodoviário do Povo de Maricá, quase em frente ao Boulevard.
Entre os materiais informativos disponíveis no local, estão dicas para os turistas, como mapas, guias culturais e gastronômicos, com objetivo de servir como uma ponte entre turistas, guias e agências não apenas na sede, mas também pela internet, através do site, www.passeiosmarica.com.br.
Além disso, a Central de Passeios possui desconto de 50% para os moradores de Maricá que ainda não conhecem, por exemplo, roteiros como “Centro histórico”, “Espraiado e seus encantos”, “Silvado + visita à Unidade de Conservação”, ” Itaocaia + Trilha Caminho de Darwin”, “Pedra do Elefante”, “Orla de Itaipuaçu”, “Pedra do Macaco”, “Igrejas & Padre José de Anchieta”, “Maricá e suas histórias” e “Orla de Ponta Negra”.
Para o secretário Zé Alexandre, a inauguração dos 10 passeios permitirá também que a prefeitura e todo o setor do turismo possam entender melhor suas particularidades, como frequência, interesse e atratividade, entre outras.
“Esses 10 passeios que estamos inaugurando hoje, eles serão validados durante os próximos 6 meses para entendermos a frequência, o interesse das pessoas e poder ampliar cada vez mais para outras áreas da cidade”, afirmou Zé Alexandre.
Ainda de acordo com o gestor, todos os passeios serão realizados por guias bilíngues cadastrados no Cadastro do Ministério do Turismo, como explicou o presidente da Associação de Guias de Maricá, Alberto Matrilhas.
“A Associação de Guias de Maricá tem 70 guias. Pessoas que trabalham realmente turismo na cidade. De 20 a 30 vão trabalhar esses roteiros da Central ou com o receptivo das sedes da Central de Passeios e ajudando a divulgar os roteiros. É um grande investimento nos profissionais da cidade”, avaliou Alberto Matrilhas.
A inauguração contou também com a presença de donos de pousadas de Maricá, que comemoraram iniciativa que ajuda a melhorar a estruturação da área, algo que deve atrair mais turistas e hóspedes para os empreendimentos.
“É um momento muito esperado pelos pousadeiros da cidade. A organização do setor vai atrair mais pessoas, mais hóspedes. A organização dos roteiros, das trilhas, dos passeios vai facilitar mostrar a cidade e torná-la mais atrativa. É muito bom para os pousadeiros”, comemorou a empresária Christiane de Castro, proprietária de 4 pousadas na cidade, no Centro, Boqueirão e Barra.