A Prefeitura de Maricá anunciou as atrações principais da 10ª edição da Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM), que trará mais de 100 autores e shows de grandes artistas para a cidade a partir dessa sexta-feira, 5, até o próximo dia 14 de setembro.
Entre os convidados confirmados da edição que homenageará a escritora Conceição Evaristo, estão nomes como Jessé Souza, Ruy Castro e MV Bill, além de shows musicais de Mari Fernandez e Thiago Martins.
Ao todo, serão mais de 100 autores locais e dezenas de escritores nacionais e internacionais em mesas de debates, lançamentos e encontros com o público, em uma programação repleta de atrações e atividades durante os 9 dias de evento.
Entre os confirmados estão Jessé Souza, autor de “A elite do atraso” e “O pobre de direita”, que dividirá a mesa de abertura, nessa sexta-feira, com o jornalista Ruy Castro, autor de biografias como “O Anjo Pornográfico”, “Estrela Solitária” e “Carmen”, e livros de reconstrução histórica, como “Chega de Saudade”, “Ela é Carioca” e “A Noite de Meu Bem”.
No sábado, 6, será a vez do filósofo Renato Noguera, autor de “Por que amamos” e “ABC do amor”, ocupar a mesa de debates ao lado da escritora Kiusam de Oliveira, autora de “O Mundo no Black Power de Tayó” e “Com qual penteado eu vou?”, em uma discussão sobre as “AfroTopias”.
O domingo, 7, terá os jornalistas Aline Midlej e Octavio Guedes no papo “Fatos e leituras”, além da mesa “Escrivivências da Quebrada”, mediada por Manoel Soares, com MV Bill, Rodrigo Santos, Jessé Andarilho e Wesley Barbosa, que representam a potência da literatura produzida nas periferias.
Com entrada gratuita, a programação acontece na Orla do Parque Nanci, que recebe esse ano a maior estrutura da história da FLIM, com 5 tendas principais, incluindo espaço jovem, área infantil, tenda Papo FLIM e arena de autógrafos, além de um palco para shows musicais que encerram a festa de sexta a domingo.
Já na área musical, a FLIM 2025 tem como destaques os shows de Thiago Martins, cantor e ator carioca que transita entre o samba, o pagode e a MPB, com um repertório envolvente que mistura sucessos próprios e clássicos do gênero, e da cantora cearense Mari Fernandez, um dos principais nomes do piseiro e do forró eletrônico no Brasil.
Realizada desde 2013, a FLIM integra literatura, cultura e educação, em um evento que consolida a cidade de Maricá como uma das referências nacionais no incentivo à leitura e na valorização da produção artística.