A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com a Polícia Militar, promoveu nesta segunda-feira (8) uma grande operação em Tamoios para combater o excesso de barulho provocado por motocicletas com escapamentos modificados. A ação, realizada pela Guarda Civil Municipal, ocorreu na Avenida Independência, em frente ao Shopping Unapark, em Unamar.
Durante a fiscalização, cerca de 80 motos foram abordadas. Entre os casos detectados, uma apresentava chassi adulterado e outra constava como roubada, levando à condução de um homem para a delegacia. Condutores sem habilitação só puderam liberar os veículos após a chegada de um motorista habilitado.
No total, mais de 30 notificações foram emitidas por infrações como adulteração de características, ausência de CNH, falta de capacete e circulação sem placa. Doze motos foram removidas para o depósito municipal. Um motociclista que estava com cano irregular chegou a trocar a peça pelo original no momento da abordagem, mas mesmo assim foi multado e liberado.
Um morador da região aprovou a ação: “Eu acho essa operação excelente! Aqui em Unamar, a gente realmente sofre com o barulho das motos. É muito difícil assistir televisão, conversar ou até descansar com tanto barulho e escapamento alterado. Para mim, essa ação está sendo ótima e, sinceramente, acho que deveria acontecer todo dia, porque essas motos realmente incomodam muito”.
Os motociclistas que estavam com documentação e veículos em conformidade foram liberados de imediato. A operação contou com equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do grupamento de Trânsito de Tamoios e do Tático Móvel.
De acordo com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a medida não tem como objetivo penalizar trabalhadores, mas sim garantir mais sossego e segurança à população. Novas ações serão realizadas em outros pontos da cidade.
A população pode colaborar denunciando pelo telefone 153, canal oficial da Guarda Civil Municipal.
Foto: Wislei Rabello/Secom