O 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio apresentou, nesta segunda-feira (30), em coletiva de imprensa, o plano de segurança para o Réveillon na cidade. A ação, inédita em governos anteriores, foi detalhada pela comandante do batalhão, Andréia Ferreira, e pelo futuro secretário de Ordem Pública, Tenente Coronel Leandro.
Na Praia do Forte, principal ponto de celebração, haverá rigorosa revista de objetos pessoais. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, caixas de som, armas brancas ou outros itens que possam comprometer a segurança pública. A operação contará com a participação da Polícia Militar, da Guarda Civil e de agentes de Postura, totalizando 400 profissionais mobilizados.
Em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, 50 agentes temporários serão contratados para reforçar a fiscalização de posturas.
Novidades no esquema de segurança
Uma das principais inovações deste ano será a instalação de pontos de bloqueio e revista em locais estratégicos, projetados para cumprir a legislação municipal e prevenir incidentes. Esses pontos estarão localizados nas seguintes áreas:
Pontos de revista
– Avenida Macário Pinto Lopes (início da Praça das Águas)
– Rua Ismar Gomes de Azevedo com Rua Urano
– Rua 13 de Novembro com Rua Tamoios
– Avenida Nilo Peçanha com Rua Tamoios
– Avenida Hilton Massa com Rua Antônio Feliciano de Almeida
Pontos de bloqueio
– Rua Tamoios com Rua Francisco Mendes
– Rua Projetada em direção ao Lido
O bloqueio das vias começará às 18h do dia 31 de dezembro, com sinalização e distribuição de folders informativos à população.
Tecnologia a serviço da segurança
O plano inclui o uso de equipamentos tecnológicos avançados para monitoramento e pronta resposta:
– Caminhão Comando, com sistema de coordenação e monitoramento em tempo real;
– Câmeras com reconhecimento facial em mastros elevados;
– Drones Mavic 3 Pro para patrulhamento aéreo;
– Integração com as câmeras do Centro de Operações de Cabo Frio (COP).
Policiamento reforçado
Mais de 400 policiais militares estarão em ação, apoiados por:
– Grupamento Aeromóvel;
– Batalhão de Ação com Cães;
– Batalhão de Polícia de Choque;
– Viaturas operacionais, quadriciclos, motopatrulhas, bicicletas e policiamento a pé, com foco especial nas áreas marítimas e lagunares.
Embora o planejamento atual seja voltado para o Réveillon, há a possibilidade de expandir as medidas para o Carnaval, conforme análise futura.
A comandante Andréia Ferreira destacou que a iniciativa, liderada pela Polícia Militar, visa garantir um ambiente seguro e organizado para moradores e turistas durante o período de celebrações.
Durante a coletiva, a temática da limpeza urbana ganhou espaço. Na nova gestão, logo assumida por Dr. Serginho, será uma das prioridades. A Guarda Ambiental e a equipe de fiscalização atuarão em áreas como a Ilha do Japonês, Praia das Conchas e Peró.
Texto: Monserrat Artázcoz