A cidade de Saquarema foi confirmada como sede da etapa brasileira do Championship Tour, da World League Surf (WSL), competição que reúne os maiores nomes do surfe mundial, pelos próximos 3 anos, fazendo jus ao título da capital brasileira do surfe.
O novo acordo foi anunciado nessa semana, depois de uma reunião com a presença da prefeita Lucimar (PL) e de representantes da WSL, garantindo a realização da VIVO Rio Pro, como é chamada a etapa de Saquarema, na Praia de Itaúna, até 2028.
“O Mundial de Surfe é sempre especial. Ele projeta o nome da nossa cidade para o mundo, movimenta a economia local e gera renda e oportunidades para a população. É um orgulho para Saquarema sediar este evento que já faz parte da nossa identidade”, afirmou a prefeita Lucimar.
O encontro que sacramentou a decisão contou com a presença da ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres (PL), e do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá (SOLIDARIEDADE).
Presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho comemorou a renovação da parceria, que mantém a cidade da Região dos Lagos como o principal polo da elite do surfe mundial em águas brasileiras.
“Saquarema se tornou referência mundial no surfe. A renovação dessa parceria garante não apenas a continuidade de um grande espetáculo esportivo, mas também a geração de oportunidades, a valorização da economia criativa e o fortalecimento do turismo”, avaliou Ivan Martinho.
De acordo com o calendário oficial da WSL, para a temporada 2026, a expectativa é que Saquarema receba a 5ª etapa do circuito mundial, que deve acontecer entre os dias 12 e 20 de junho. Em 2025, a VIVO Rio Pro, realizada entre 21 e 29 de junho, foi a 9ª etapa.
Na ocasião, o evento bateu recorde de público no município, atingindo 410 mil pessoas acompanhando as disputas nas ondas da Praia de Itaúna, mesmo sem conquistar o título, tanto no masculino quanto no feminino, algo que não acontecia desde 2016.
“Além de toda a emoção dentro da água, a competição tem papel fundamental para a cidade, movimentando a economia, gerando empregos e fortalecendo setores como hotelaria, gastronomia, cultura e entretenimento. Durante os dias de campeonato, Saquarema se transforma em um verdadeiro polo de experiências, com shows, ativações de patrocinadores e eventos paralelos, ampliando ainda mais a visibilidade do município”, ressaltou a prefeitura.
Com o novo contrato, o município garante sua posição como capital nacional do surfe até 2028, fortalecendo sua imagem como destino turístico, esportivo e cultural, com a expectativa de atrair cada vez mais visitantes nacionais e internacionais.