Novo gramado do campo do Vasco vem de fazenda em Sampaio Corrêa

Por Tunan Teixeira

Vem de Saquarema o novo gramado do tradicional Estádio São Januário, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, casa do Vasco da Gama, que realiza nessa sexta-feira, 14, a troca da grama, aproveitando a parada do Brasileirão.

Realizado pela GreanLeaf Gramados, empresa brasileira responsável por 5 dos 8 gramados utilizados na Copa do Mundo do Catar, em 2022, o processo começou nessa quinta-feira, 13, com a retirada do antigo gramado.

Para cobrir o campo do Vasco, que ainda disputa nessa temporada a reta final do Brasileirão e as semifinais da Copa do Brasil, a grama vem de Saquarema, mais precisamente da Fazenda Itograss, em Sampaio Corrêa.

Em vídeo nas redes sociais, o presidente da GreanLeaf Gramados, Paulo Azeredo, contou alguns detalhes do processo, e da própria grama, que terá começou a ser plantada no estádio cruzmaltino na manhã dessa sexta-feira.

“Iniciando o corte da grama para deixá-la na altura padrão, toda uniforme, para a colheita que vai ser agora em seguida. E lá, já temos todos os equipamentos que vão fazer a colheita da grama daqui a pouco. Todos os rolos vão ser de 15 metros (m) de comprimento por 1,20 m de largura (e 2,8 cm de espessura), e vai ser iniciado daqui a pouco, assim que os caminhões chegarem para começar o transporte para o Rio. Essa grama vai ser plantada amanhã de manhã; cedo já vão estar os caminhões lá para iniciar o plantio em São Januário”, contou Paulo Azeredo, nessa quinta.

Em outro vídeo, também nas redes sociais, o empresário explicou que a nova grama de São Januário será a “Bermuda Celebration”, usada em 5 estádios da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e que se mantém até hoje no Maracanã, da dupla Fla-Flu, no Mineirão, do Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, do Bahia, e no Mané Garrincha, em Brasília.

Os trabalhos de plantio da nova grama começaram na manhã dessa sexta, com as equipes trabalhando na retirada dos rolos de grama que vieram de Saquarema, e que estão colocados com a ajuda de maquinário, em processo que deve seguir até domingo, 17.

“Hoje vamos chegar a um terço (1/3) do campo. Estamos com equipamentos de 1º mundo aqui na operação. Como vocês podem ver, o gramado está espetacular; essa grama ‘Celebration’, que é a grama da maioria dos estádios do Brasil, de muitos centros de treinamento”, detalhou Paulo Azeredo, em novo vídeo.

Sair da versão mobile