Um projeto da Prefeitura de Saquarema ganhou destaque durante a Rio Innovation Week 2025 (RIW25), considerada a maior conferência global de tecnologia e inovação, que terminou no último dia 7 de agosto, no Píer Mauá, no Rio.
Em sua participação no evento, capitaneada pela ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres (PL), o município apresentou o projeto Centro Dia do Idoso, implementado em abril de 2022, durante a passagem da gestora à frente do município.
Iniciativa que combina cuidado e inovação, gerando impacto social e econômico, o Centro Dia do Idoso se tornou um modelo de referência em políticas públicas para a população com idade a partir dos 60 anos.
Na apresentação durante a RIW2025, Manoela Peres abordou o projeto que já conta com 3 unidades em funcionamento, atendendo a 60 idosos diariamente, oferecendo acolhimento especializado no período diurno, prevenindo o isolamento social e promovendo uma longevidade saudável e ativa.
“O ‘Centro Dia’ de Saquarema não é apenas um espaço de cuidado. É um investimento estratégico com retorno social e econômico. Ele permite que os idosos mantenham sua autonomia e vínculos familiares, enquanto seus cuidadores trabalham ou estudam. Isso gera um impacto econômico estimado em 1,2 milhão de reais por ano em renda familiar adicional, além de criar 45 empregos diretos e cerca de 20 indiretos”, contou Manoela Peres.
Chamado carinhosamente apenas de “Centro Dia”, o projeto oferece ainda uma gama completa de serviços, como oficinas de arte, atividades físicas, como pilates e alongamento, horta e jardinagem, além de suporte psicossocial e cuidados de saúde com acompanhamento de enfermagem e nutricional.
De acordo com a Prefeitura de Saquarema, a ideia é ampliar os serviços disponíveis no projeto, que passará a oferecer também transporte gratuito para que os idosos possam ir e voltar de casa para a unidade, atualmente em funcionamento em Bacaxá, Jaconé e Sampaio Corrêa.
“Os resultados do projeto mostram que 85% dos participantes reduziram o isolamento social e houve uma diminuição de 60% nas internações hospitalares dos idosos atendidos. O custo-benefício também é um fator de destaque, com um custo médio por idoso de aproximadamente 1.500 reais por mês. O ‘Centro Dia’ já faz sucesso na região, com municípios como Búzios e Casimiro de Abreu buscando replicar o modelo”, completou a prefeitura.