Eliminado de forma precoce na 1ª fase do Brasileirão da Série D, depois de ter vindo de uma campanha decepcionante do Cariocão, no início do ano, o Boavista já se movimentou no mercado, anunciando Ito Roque como novo treinador.
A chegada do novo comandante acontece dias depois do anúncio da saída do agora ex-treinador Leandrão, que estava no cargo desde 4 de junho, quando foi promovido do Sub-20 após a demissão do técnico Roberto Fonseca.
No comando da equipe principal, Leandrão disputou 6 partidas, com um desempenho bem aquém do esperado, com 5 derrotas e 1 empate, com 8 gols sofridos e apenas 1 feito, deixando a equipe na lanterna do Grupo A6 da competição e já eliminada.
Para o seu lugar, o clube de Saquarema anunciou, nessa quinta-feira, 24, a chegada de Ito Roque, que deixou a URT, de Minas Gerais, após conquistar o acesso da 2ª para a 1ª divisão do Campeonato Mineiro, no último sábado, 19.
A contratação do novo treinador reforça a importância do Boavista para a disputa da Copa Rio, em que a equipe de Bacaxá inicia com o duelo contra a Cabofriense, no Elcyr Resende de Mendonça, na próxima quarta-feira, 30, às 14h45.
Com diversos títulos estaduais no currículo, Ito Roque, de 57 anos, foi apresentado ao elenco e já começa os trabalhos pensando na estreia nas oitavas de final da competição, que garante ao campeão a escolha de disputar a Copa do Brasil ou o Brasileirão da Série D em 2026, com o vice ficando com a opção que sobrar.
Ex-atacante, Ito Roque começou a carreira de atleta em 1988 no interior paulista, passando pela Ferroviária, de Araraquara, Inter de Limeira e Paulista, de Jundiaí, antes de atuar no futebol internacional, quando passou pelo Al-Gharafa, do Catar (1997/98), e pelo Kuala Lumpur, da Malásia (1998/99), antes de pendurar as chuteiras de volta ao interior paulista, em 2001, após defender as cores do São José, de São José dos Campos.
Como treinador, Ito Roque iniciou a carreira como auxiliar-técnico na Ferroviária, estreando como técnico profissional em 2010, pelo Atlético Sorocaba, após passagens pelo futebol internacional e por equipes de base.
Entre outros trabalhos, o treinador teve passagens marcantes no interior de São Paulo, por Penapolense (2011), Taubaté (2015), e Sertãozinho (2016), onde conquistou os títulos do Campeonato Paulista da Série A3 nessas temporadas.
O técnico coleciona ainda os títulos do Módulo II do Mineiro em 2020, pelo Pouso Alegre, do Campeonato Sul-Mato Grossense em 2021, pelo modesto Costa Rica, feito inédito na história do clube, além do acesso para a 1ª divisão do Mineiro pela URT.